26 de abr de 2011

Traje para Casamento na Praia


As cerimônias de formatura e de casamento serão as maiores solenidades às quais as pessoas comparecerão durante a sua vida. O casamento, portanto, pela sua própria  cerimonialidade, essência e rito, será sempre um acontecimento social importante e sério, ao qual os convidados comparecem munidos de energia positiva, espiritualidade iluminada e o pensamento elevado para que aquela união seja abençoada, definitiva e feliz.

            Assim, a denominação de cerimônia, por si só, implica que o evento possui conteúdos e valores que se sobrepõem à pompa e a quaisquer excentricidades, representações ou espetáculos inseridos para a ocasião. Dessa forma, os convidados devem comparecer cientes de que deverão estar trajados de acordo com o local, ambiente ou, até, de acordo com o tema escolhido para a cerimônia.

            Atualmente muitos casais escolhem hotéis, resorts e buffets no litoral e,  as areias das praias como local da cerimônia, estruturando-o com tendas e coberturas especialmente instaladas para a cerimônia. Normalmente, nesses casos, a recepção ocorre num espaço bem próximo ao local da cerimônia e os convidados serão orientados pelos profissionais (cerimonialistas) do evento, quanto aos trajes a serem usados.

            Geralmente, os trajes serão assim compostos:

            Homens: sandálias, mocassins ou tênis. Calças esportivas, cápris ou bermudas em cores claras, combinadas com camisas brancas casuais ou camisas com estampas florais.

            Mulheres: sandálias rasteiras ou mocassins. Calças, saias ou vestidos em cores claras (brancas, cremes, azuis), combinadas com camisas ou peças brancas ou com estampas coloridas.

            Como se observa, nessas ocasiões ou nesses ambientes, a cor branca deixa de ser exclusiva da noiva e, a cor preta fica descartada.

            Na cabeça, as mulheres podem usar chapéus em palha ou transparentes com estilo menos formal ou, ainda, apenas uma flor. Os homens poderão usar chapéus clássicos em palha, no estilo Panamá.

            Claro que as mulheres usam bijuterias e a maquiagem será discretíssima.

            O cerimonial do evento pode prever e surpreender os convidados com a cessão de acessórios complementares, como colares e pulseiras.

            Embora o ambiente da cerimônia na praia possa parecer informal, pela própria importância do momento, os convidados mantêm posturas e atitudes adequadas e não retiram peças do vestuário ou agem de maneira inadequada.

            Claro que todas as pessoas educadas identificam onde estão e se comportam à altura da ocasião.



Josué Lemos da Silveira
Instrutor e Palestrante – Marketing Pessoal, Profissional e Social
Autor do Livro “Etiqueta Social Pronta para Usar”
Ed Marco Zero. 3ª Edição


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More